Neste Sábado foi realizado o tradicional grupo célula na casa do nosso caro amigo Diego. Houve a principio uma espécie de confusão devido a mudanças de ultima hora no calendário (em breve teremos a versão atualizada aqui :D), mas tudo ocorreu como deveria ser, graças a Deus nosso senhor e salvador.
Neste sábado o texto discutido foi um trecho da carta de Paulo aos Coríntios: 1CO 2:14 – 3:6.
"[..]Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente.
Mas quem é espiritual discerne todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é discernido; pois "quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo?" Nós, porém, temos a mente de Cristo.
Irmãos, não lhes pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a crianças em Cristo.
Dei-lhes leite, e não alimento sólido, pois vocês não estavam em condições de recebê-lo. De fato, vocês ainda não estão em condições, porque ainda são carnais. Porque, visto que há inveja e divisão entre vocês, não estão sendo carnais e agindo como mundanos?
Pois quando alguém diz: "Eu sou de Paulo", e outro: "Eu sou de Apolo", não estão sendo mundanos?
Afinal de contas, quem é Apolo? Quem é Paulo? Apenas servos por meio dos quais vocês vieram a crer, conforme o ministério que o Senhor atribuiu a cada um.
Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fez crescer;[...]"
No texto podemos identificar alguns tipos de pessoas:
As pessoas que não tem o Espírito Santo (descrentes) podem ser chamadas de "pessoas naturais". São naturais a este mundo, não aceitam a "loucura" do evangelho de Cristo e são incapazes de entender as coisas provenientes do Espírito de Deus.
O "homem espiritual" é aquele que crê em Jesus Cristo e tem o Espírito Santo. Mais que isso, é intensamente sensível ao Espírito, sendo capaz de discernir todas as coisas e viver de modo a crescer espiritualmente. Seus interesses focam-se na pessoa de Jesus Cristo e possui um relacionamento íntimo com Deus.
As "pessoas carnais" são as que crêem em Jesus Cristo e tem o Espírito Santo, mas são pouco sensíveis à ele. Suas atitudes não são muito diferentes das pessoas naturais, pois seus interesses não estão focados na pessoa de Jesus, mas no mundo. Dessa forma, decrescem espiritualmente e naufragam na fé.
As "crianças na fé" são os recem-convertidos - as pessoas que acabaram de aceitar a Jesus Cristo e de receber o Espírito Santo. Como "nasceram espiritualmente", são crianças na fé e precisam ser acompanhadas por pessoas espirituais. Essas pessoas as ajudam a descartar os velhos princípios que trouxeram do mundo para que possam desenvolver os princípios de Deus.
Cada pessoa deste mundo se encaixa em ao menos um desses tipos, e certamente se encaixou nos demais tipos em alguma parte de sua vida. Todo cristão já foi um homem natural deste mundo, já foi ou ainda é uma criança na fé, ou tem problemas com carnalidade porque carrega valores mundanos. Em qualquer caso, devemos procurar ser este "homem espiritual", pois é o que cresce espiritualmente. Mesmo que nos classifiquemos como espirituais, é melhor pensarmos que ainda somos crianças, pois dessa forma nos tornamos mais dependentes de outras pessoas para o nosso crescimento espiritual.
Uma boa semana a todos e que Deus vos abençoe!
Abraços!

Foto da semana: Ultimo Passa dia de 2008 na casa da Carine
3 comentários:
Bháh Galera e como temos que crescer! sair da infância é essencial.. mas com humildade de criança pro resto da vida!!
Eaee galera pois é crescimento espiritual é sério pra q nós não tenhamos que ficar sendo levados pelos outros... ou como a própria palavra diz... "O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro"! bom resto de semana a todos!
mto bom o post e vamos voltar a postar :D
Dae Galera! Eh isso ai Cah e Diego! eh muito bom podermos conversar sobre nossa vida espiritual e o quanto precisamos investir nisso mas com a humildade de uma crianca! Um grande abaraco!
Postar um comentário